Existem diversos tipos de pilhas, que funcionam de formas diferentes. No entanto, as regras para que elas durem e tenham um maior tempo de vida útil são as mesmas.
✅ Para entender a primeira delas, vamos supor que você ligou um equipamento e, após o uso, deixou ele ligado, mesmo sabendo que não vai mais manuseá-lo naquele momento. Se esse for o caso, desligue-o.
✅ Em outra situação, quando não for aproveitar um aparelho por um certo período, também vale remover as pilhas. Afinal, se o item não for ser utilizado por meses, não há necessidade de mantê-las lá dentro. Nesse caso, guarde-as e, quando precisar de volta, coloque-as novamente no lugar indicado. Assim, evita-se o risco de prejudicar seu funcionamento.
✅ Outra recomendação é em relação a troca das pilhas velhas por outras novas. Sempre que for fazer a substituição, troque todas de uma só vez – e não somente uma delas. Isso porque, caso haja uma pilha nova e outra velha trabalhando em conjunto, a mais antiga irá consumir a energia da outra companheira. Como consequência, haverá redução da energia total.
✅ Não misture diferente tipos de pilhas. Apesar de essa ser uma prática comum, ela não é recomendada. O motivo é que elas possuem características distintas e, caso entrem em contato uma com a outra, há riscos de vazamentos e outros prejuízos.